#portodosnós

VÍDEO: mesmo com a crise, restaurante mantém funcionários e busca alternativas

18.379

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A gastronomia costuma ser um setor em que o empreendedor precisa dar atenção ao seu público para entender o que ele deseja e qualificar o serviço. Em tempos de crise provocada pelo coronavírus, é preciso, mais do que nunca, pensar em alternativas para manter um bom serviço prestado aos clientes e se adaptar às mudanças impostas pela pandemia. Pensando nisso, o Restaurante e Café Babette by Denise manteve seus funcionários diretos e tem moldado a rotina de acordo com as exigências do momento.

Segundo a proprietária do Babette, Denise Rocha, a pandemia só acelerou um processo que a empresa já estava realizando aos poucos: o de modernização. 

- Fazíamos parte de uma plataforma de delivery, mas não usávamos muito. Porém, quando reabrimos, já começamos com entrega por aplicativo e uma por conta própria também - explica Denise.


Depois, com a retomada do comércio, o salão foi reaberto com todos os cuidados recomendados. Em um primeiro momento, o bufê voltou a funcionar, mas então surgiu o desafio alterar o atendimento. Dessa forma, o restaurante passou a oferecer um bufê "adaptado", em que um funcionário da empresa, atrás do balcão e com equipamentos de proteção, serve o prato de acordo com o desejo do cliente.

- Estamos mudando diariamente. Costumo dizer que vamos dormir de um jeito e acordamos de outro - ressalta a proprietária.

DE OLHO NO FUTURO
O setor de eventos sempre foi muito forte no Babette. Porém, com a pandemia e o distanciamento social, essa área precisou esperar. Mesmo assim, os funcionários do setor seguem de licença remunerada. Ao todo, são 30 pessoas empregadas.

Além disso, ainda que não tenha eventos para colocar em prática atualmente, o Babette segue planejando festas, cerimônias, entre outras para o futuro. Afinal, a rotina sempre foi de organizar todos os detalhes com antecedência. Para definir tudo o que precisam, Denise e sua equipe conversam em reuniões online.

Leia também:

Clube já arrecadou mais de 12 de toneladas de alimento para doação
Empresa de veículos prioriza o pagamento dos funcionários em meio à pandemia

Embora o Babette possua 30 funcionários diretos, a função da empresa para a economia de Santa Maria gira em uma roda maior. Isso porque, a cada evento, são cerca de 30 pessoas envolvidas, desde a parte de decoração, floricultura, cerimonial, etc.

Não só os eventos, mas também o restaurante ajuda na roda da economia local. Nesse caso, a produção familiar é o foco.

- Temos dois produtores de hortaliças orgânicas que são daqui mesmo. Temos também fornecedores de batatas que vêm da Quarta Colônia, e compramos em mercados e feiras que são da cidade mesmo - comenta Denise.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

EXPERIÊNCIA E CONSCIÊNCIA SÃO TEMPERO ESPECIAL 
Ninguém melhor para saber a importância da geração e manutenção de empregos do que um funcionário destacado e que atue na empresa há anos. Esse é o caso do chef de cozinha Leandro Constante, 44 anos, com 15 anos de experiência e confiança do Babette para montar o cardápio e liderar a cozinha do restaurante.

- É importante (manter os empregos) porque valoriza o funcionário e a empresa mostra o quanto ele também importa. E, além disso, não é só o funcionário, mas também a família que há por trás e que muitas vezes depende dele - ressalta o chef.

Na preparação dos pratos e na busca dos melhores sabores, Constante faz questão de valorizar os produtores e o comércio da cidade.

- Durante todo esse período no restaurante, ajudo a fomentar o comércio local. Procuramos sempre comprar produtos de fornecedores aqui de Santa Maria, e alguns estão conosco há bastante tempo. Sempre incentivamos a produção local para ajudar essas famílias e para que o dinheiro siga circulando aqui na cidade - explica 

Restaurante e Café Babette by Denise

  • Serviço: alimentação e eventos
  • Fundação: 1988 (há 20 anos sob a administração atual)
  • Empregos gerados: 30 funcionários diretos + cerca de 30 indiretos a cada evento
  • Endereço: Avenida Presidente Vargas, 2081 (restaurante) e Rua R. Motorista Mariano, Bairro Nossa Sra. das Dores (salão de eventos)
  • Contato: (55) 3222-1716

#portodosnós
A campanha é uma iniciativa do Diário em parceria com a prefeitura de Santa Maria e conta com apoio de: AHturr , Ajesm, Apusm, Associação Rural de Santa Maria, ATU, Cacism, CDL, Espaço Contábil, OAB, Secovi, Secsm, SHRBS, Sindigêneros, Sindilojas, Sinduscon, Simprosm

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trecho da Fernando Ferrari tem bloqueio nesta terça

VÍDEO: pesquisadores da UFSM começam a monitorar impactos de incêndio em Agudo Próximo

VÍDEO: pesquisadores da UFSM começam a monitorar impactos de incêndio em Agudo

Geral